Atividades sobre a Independência do Brasil 5º ano - soescola.com.br

Atividades sobre a Independência do Brasil 5º ano

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, no estado de São Paulo, D. Pedro encerrou todas as relações coloniais com Portugal e proclamou a Independência do Brasil.

Inspiradas na Independência dos Estados Unidos (1776) e na Revolução Francesa (1789), as movimentações vinham eclodindo no país desde a Inconfidência Mineira, também em 1789. Porém, a partir após a partida de D. João, rumo a Portugal, a pressão ficou ainda maior.

Contrariando as ordens da Coroa, D. Pedro, que ocupava o posto de príncipe regente, permaneceu no país. Mesmo com muita pressão do governo lusitano para que ele retornasse a sua terra natal, ele decidiu permanecer no país, culminando na proclamação da independência.

A partir daquele momento, com a instituição da monarquia, o país começou a viver uma nova etapa. Esta, por sua vez, durou até 1889, quando iniciou o período republicano.

Ensinar toda essa história para as crianças, principalmente por conta do contexto histórico movimentado é uma tarefa que exige diferentes metodologias. Para os estudantes que estão terminando o Ensino Fundamental I, as atividades sobre a Independência do Brasil 5º ano estão entre as nossas sugestões para os professores.

Deixe um comentário