Brincadeiras com números ordinais

0

Brincadeiras para que os pequenos compreendam e nunca mais esqueçam o conceito de números ordinais.

Um conceito muito importante a ser aprendido da matemática são os números ordinais. Esses números nos auxiliam em diversos momentos, dando ordem e lugar às coisas.

Os números ordinais são utilizados para indicar ordem, lugar ou posição. Por exemplo: qual é o terceiro mês do ano? Para saber a resposta, precisamos conhecer esse conceito.

Veja também: Atividades com Números Ordinais para imprimir

Acreditamos que uma das melhores maneiras de ensinar é se divertindo, por isso preparamos brincadeiras com números ordinais para que os pequenos entendam os números ordinais de forma divertida.

Construindo conceito de posição

Leve diferentes figurinhas com números de 1 a 10 escrito nelas e peça para os alunos colocarem na ordem correta. Assim que os alunos organizarem corretamente, faças as seguintes perguntas:

  • Qual é a primeira figura?
  • Qual é a ultima figura?
  • Qual é a 5º e a 6º figura?

Brinque com o corpo usando a ordem dos numerais

Coloque cadeiras em forma de circulo e defina uma como sendo a cadeira inicial e outra como a final, coloque uma música e peça para os alunos andarem ao redor da cadeira, quando a música parar, todos se sentam, então peça para que os alunos digam qual é a posição de cada um de acordo com a cadeira inicial.

Atividade de o mestre mandou

Peça para que todos os alunos fiquem em suas carteiras e faça ordens de acordo com a posição de cada um, ou cada fileira, exemplo:

  • O mestre mandou o aluno na primeira fila e segunda carteira ficar de pé;
  • O mestre mandou os alunos da quinta fila baterem palma;
  • O mestre mandou os alunos da terceira e quarta fila pularem.

Leave A Reply

Your email address will not be published.