Jogos e atividades para estimular a atenção das crianças

0

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Jogos e atividades para estimular a atenção das crianças.

A atenção é uma das funções cognitivas mais importantes, pois está na base da memória e do pensamento. Se a criança não prestar atenção, ela não será capaz de memorizar o conteúdo e, se não for capaz de se concentrar, também não poderá resolver os problemas.

No entanto, para as crianças muitas coisas são novas, então qualquer estímulo se torna uma distração. Além disso, para manter o foco, eles precisam se desconectar do que está acontecendo ao seu redor, uma capacidade que não terá amadurecido o suficiente até os 7 anos de idade.

Aos três anos de idade, uma criança pode prestar atenção por no máximo 15 minutos. Aos 5 anos você pode ficar focado por cerca de 25 minutos, se você gosta da tarefa, e aos 8 anos e você pode se concentrar por cerca de 40 minutos seguidos. No entanto, é conveniente que desde cedo você comece a estimular a atenção deles através de diferentes jogos e atividades.

Jogos e atividades para estimular a atenção das crianças

Como desenvolver o cuidado infantil de uma forma divertida?

1. Labirintos

Os labirintos são um jogo desafiador para as crianças, eles podem ser adaptados para cada estágio de desenvolvimento, pois há diferentes níveis de complexidade. O mais importante é que você incentive seu filho a encontrar a saída, mas sem acrescentar muita pressão. Também é essencial que você escolha o grau certo de dificuldade, porque se for muito difícil, só gerará frustração.

2. Repetição de palavras

Este jogo é muito simples, então você pode usá-lo para distrair seu filho enquanto estiver dirigindo ou indo para uma caminhada. Além disso, é um excelente exercício para melhorar a memória e a atenção. Trata-se de dizer 10 ou 20 palavras, que você terá que memorizar e depois repeti-las quando perguntar. Deixe passar cerca de 10 minutos e peça-lhe para repeti-los. E então faça o mesmo em cerca de 20 minutos. Não importa a ordem das palavras, lembre-se do maior número possível.

3. sopa de carta

A sopa tradicional de letrinhas, que agora também pode ser encontrada em aplicativos móveis, é um excelente exercício para aumentar a concentração. Quando seu filho aprende a escrever, você pode ensinar-lhe este jogo e encorajá-lo a escolher gradualmente grades maiores com palavras mais complexas que representam novos desafios.

Jogos e atividades para estimular a atenção das crianças

4. Encontre a diferença

Para as crianças menores, que ainda não aprenderam a ler, os desenhos para encontrar as diferenças são excelentes treinamentos para atenção. Estas são duas imagens praticamente idênticas em que alguns elementos foram incluídos ou excluídos, então o objetivo é que a criança descubra essas diferenças. Existem até aplicativos para encontrar as diferenças que incluem um desafio contra o relógio.

5. Copie o desenho

A maioria das crianças gosta de desenhar, então este exercício será perfeito para estimular a concentração. Em vez de desenhar figuras para colorir, você deve mostrar a ele uma foto, pedir para ele se concentrar por um minuto na imagem e depois removê-la. O desafio será desenhar o máximo de detalhes possível. Você pode começar com desenhos simples e, dependendo do progresso, usar imagens mais complexas e ricas em detalhes.

6. Memorize letras de músicas

Embora possa não parecer, ouvir as músicas e memorizar suas letras também ajuda a desenvolver o cuidado da criança. Você só tem que ter certeza de escolher músicas que seu filho goste.

7. Eu vejo

O clássico que vejo vejo também é um excelente jogo para desenvolver a atenção, uma vez que as crianças terão de examinar continuamente os arredores para descobrir a que objeto você se refere. Além disso, ele relatará horas de diversão juntos.


Jogos e atividades para estimular a atenção das crianças.

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Jogos e atividades para estimular a atenção das crianças

4 (80%) 2 vote[s]

Leave A Reply

Your email address will not be published.